Representantes de todas as escolas municipais e cemeis receberam um kit com material informativo, composto por folder e DVD, contendo informações que fazem partem de uma campanha objetivando a conscientização educacional de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A campanha foi idealizada pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris).
No mês de janeiro, a Aris realizou com todos os prefeitos da Amai um encontro, onde apresentou a campanha, e as orientações. O objetivo é fazer com que a Secretaria Municipal de Educação realizem as campanhas, mesmo os alunos estando em período de férias, pois esta é uma ação que demonstra pro atividade da administração em defesa da população.
Promover ações pertinentes e emergenciais de saneamento básico que contribuam para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti está entre as finalidades da ação. Os materiais entregues as gestoras de educação, em encontro realizado no auditório da Prefeitura de Xanxerê, serão utilizados em salas de aula, transmitindo a mensagem de conscientização para o combate ao mosquito, que transmite a dengue, chikingunya e zika.
Ações simples que impedem a proliferação do mosquito
Mantenha as calhas sempre limpas;
Tampe os tonéis e caixas d’água;
Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
Mantenha lixeiras bem tampadas;
Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;
Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;
Limpe ralos e canaletas externas;
Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
Deixe lonas usadas para cobrir objetivos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água.
Leticia Faria – Ascom Xanxerê