A Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) realiza na próxima sexta-feira (20), o primeiro encontro com os novos gestores da região. O evento inicia às 14h, na sede em Xanxerê.
Neste dia, a Assembleia de Prefeitos terá em pauta a apresentação da Fecam e das coligadas ARIS, EGEM e CIGA, do relatório de atividades da AMAI referente a 2016 e escolha da Diretoria para o exercício 2017 que tem a seguinte composição:
– Presidente;
– 1º Vice-presidente;
– 2º Vice-presidente;
– Conselho Fiscal (3 titulares e 3 suplentes).
O processo de escolha acontece de acordo com o descrito no Estatuto Social da AMAI, em seu art.15, inciso III, alínea “a”, que discorre sobre o sistema de revezamento de partidos para o cargo de Presidente e demais membros, com início no primeiro ano de mandato, pelo partido com o maior número de Prefeitos empossados.
Em cumprimento ao Estatuto a Presidência será do PSD com 5 prefeitos, 1ª Vice-presidência do PMDB com 4 prefeitos, 2ª Vice-presidência do PT com 2 prefeitas.
O PP também tem 2 prefeitos, mas, nos casos de empate o Estatuto esclarece que terá preferência na escolha do cargo o partido do Prefeito do município com maior número de habitantes, que nesta situação é São Domingos então o direito a 2ª Vice-presidência passou a ser do PT.
Para o Conselho Fiscal a escolha é de forma deliberativa entre os Prefeitos que estiverem presentes.
Prefeitos que poderão participar da Diretoria Executiva:
Presidência PSD: Noeli Dal Magro (Lajeado Grande), Leomar Listoni (Passos Maia), Volmir Felipe (Vargeão), Avelino Menegola (Xanxerê) e Lírio Dagort (Xaxim).
1ª Vice-presidência PMDB: Nerci Santin (Abelardo Luz), Gilberto Lazzari (Faxinal dos Guedes), Ademir Barella (Marema) e Alceu Wrubel (Ponte Serrada)
2ª Vice-presidência PT: Clori Peroza (Ipuaçu) e Eliéze Comachio (São Domingos).
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI