A vacina contra o vírus do HPV para meninos de 12 e 13 anos já está disponível nas unidades de saúde de São Domingos. Desde o início da semana, a Secretaria de Saúde está oferecendo de forma gratuita a vacinação contra o vírus para o público masculino. A vacina contra o papilomavírus humano (HPV), que protege principalmente contra o câncer de colo do útero, já faz parte do Programa Nacional de Imunizações desde 2014, indicada para meninas de 9 a 13 anos.
A faixa etária será ampliada gradualmente até 2020, quando a vacina estará disponível para meninos de 9 a 13 anos. A vacina contra o HPV deve ser feita em duas doses, com intervalo de seis meses, e pode ser feita em qualquer unidade básica de saúde, sendo necessária apenas a apresentação da carteira de vacinação do adolescente.
Segundo o secretário municipal de saúde, Gilmar Brandalize, é fundamental que os pais ou responsáveis pelos adolescentes procurem as unidades de saúde para fazer a vacinação. “A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% dos meninos de 12 e 13 anos, mas nosso objetivo é vacinar 100% dos são-dominguenses nesta faixa etária. Através desta vacina, os adolescentes, meninos e meninas, ficam protegidos não apenas do vírus HPV, mas de diversos tipos de cânceres decorrentes da doença, como o câncer de colo de útero, boca, garganta e pênis”, explica.
Além da vacina contra o HPV, também está disponível desde o início da semana a vacina contra a Meningite C, para meninos e meninas de 12 e 13 anos. “Os adolescentes também contam agora com a vacinação contra a Meningite C, que é oferecida em dose única, e protege também desta doença tão grave, que pode levar até a morte. Todas as vacinas são oferecidas de forma gratuita e podem ser feitas ao longo do ano”, afirma Brandalize.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos