Alunos de escolas municipais participam do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos
A segunda edição da Feira dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) expôs os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes que participam do projeto implantado desde 2015 pela administração municipal de Passos Maia. As atividades acontecem através de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae, envolvendo centenas de alunos das escolas municipais.
A feira deste ano foi realizada durante as duas primeiras semanas de outubro. A exposição é a etapa conclusiva de todo um período de estudos sobre o empreendedorismo. Equipes do Sebrae e da Secretaria de Educação de Passos Maia, além de pais e alunos conheceram os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.
“Os alunos e professores extrapolaram a teoria dos livros e inovaram com práticas conscientes e transformadoras. Viram em materiais simples e nos produtos descartados na comunidade, grandes oportunidades de criar e recriar, gerar artesanatos e comercializar”, destacou a responsável pela Secretaria de Educação do município, Ivania Sangali Dall’Orsoletta.
Cada turma do ensino fundamental trabalhou uma oficina: O mundo das ervas aromáticas (1º ano); Temperos naturais (2º ano); Oficina de brinquedos ecológicos (3º ano); Locadora de produtos (4º ano); Sabores de cores (5º ano); Ecopapelaria (6º ano); Artesanato sustentável (7º ano); Empreendedorismo social (8º ano); e Novas ideias, grandes negócios (9º ano).
O Jepp foi implantado pela administração municipal através de uma parceria entre a Secretaria de Educação de Passos Maia, escolas da rede municipal e Sebrae de Santa Catarina. Com atividades teóricas e práticas, os professores trabalham semanalmente diversas tarefas com os estudantes. A ação ocorreu pelo segundo ano consecutivo, e a intenção da Secretaria de Educação é manter o programa no próximo ano.
O projeto pretende desenvolver o comportamento empreendedor e a capacidade de escolha dos alunos, estimulando a tomada de decisões e contribuindo com o desenvolvimento social por meio da cooperação, cidadania, geração e distribuição de renda de maneira sustentável. “É visível a transformação que o projeto oportunizou para a aprendizagem significativa desses alunos, que puderam demonstrar evolução nos trabalhos e oficinas apresentadas”, avaliou Ivania.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia