Com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, foi realizada nesta terça-feira (14), a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades (CNC) em Ouro Verde. O debate foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de secretários municipais, beneficiários de programas sociais e sociedade civil em geral.
O objetivo da conferência foi refletir sobre a cidade como um bem coletivo, além de promover a reflexão sobre as desigualdades e o desafio de minimizar as diferenças de acesso a bens e serviços públicos, para avançar na agenda urbana, atuando segundo uma diretiva baseada na democracia e no pluralismo.
O tema foi abordado pela conferencista, Iraci Andrade, que é doutora em Serviço Social. Junto com os participantes foram discutidas, elencadas e aprovadas três propostas locais a partir do debate da “cidade que temos para a cidade que queremos”. “Esse debate colocou em questão as legislações em torno do IPTU, políticas públicas de habitação de interesse social e projetos de regularização fundiária. Também foi exposta a necessidade de se ampliar o acesso a políticas de saúde, cultura, esporte, lazer e geração de emprego e renda”, ressaltou a conferencista.
As propostas apresentadas na etapa municipal serão levadas para a etapa estadual, onde serão defendidas pelos delegados do município que foram escolhidos entre os participantes. Os delegados eleitos para representar o Ouro Verde são: Ivonete Lazzarotto (titular) e Luciane Ferreira (suplente), do Poder Público; e Eduardo Junior Machado (Titular) e Queila Dias (Suplente), da sociedade civil.
Após a realização das etapas municipal e estadual, as propostas serão discutidas e apresentadas na 6ª Conferência Nacional das Cidades que será realizada em Brasília, no período de 5 a 9 de junho de 2017.
LinkPress Comunicação – Ascom Ouro Verde