Foi divulgado pelo Ministério Público Federal a segunda avaliação dos índices verificados pelo Ranking Nacional da Transparência, que busca uma aplicação da lei de transparência na avaliação dos portais nas esferas municipal, estadual e federal.
Foram avaliados os portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. O Índice Nacional de Transparência subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016.
O nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% em seis meses, a partir da atuação coordenada do Ministério Público Federal em todo o país.
No índice Estadual que avaliou os 195 municípios catarinenses, Xanxerê ocupa o 1º lugar com índice máximo de nota 10, junto com outros 19 municípios.
Importante destacar, que Xanxerê na primeira avaliação já havia somado uma nota de 9,5 e agora recebeu a nota máxima no Ranking da Transparência.
Em ordem alfabética, os municípios catarinenses que ocupam o 1º lugar no índice são estes: ÁGUAS MORNAS; ANTÔNIO CARLOS; APIÚNA; BALNEÁRIO RINCÃO; CHAPECÓ; FLORIANÓPOLIS; FORQUILHINHA; GOVERNADOR CELSO RAMOS; GRAVATAL; HERVAL D`OESTE; IÇARA; ITAJAÍ; JACINTO MACHADO; JOAÇABA; PALHOÇA; PALMITOS; PINHALZINHO; PRAIA GRANDE; QUILOMBO; RIO DOS CEDROS; RIO FORTUNA; RIO NEGRINHO; SANTIAGO DO SUL; SÃO BONIFÁCIO; SÃO CARLOS; SÃO JOSÉ; SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA; TIMBÓ; TREVISO; TUBARÃO; e XANXERÊ.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê com informações do MPF