O Governo Municipal de São Domingos, através da Secretaria de Administração e Fazenda em parceria com as demais secretarias, realizou a 6ª Conferência Municipal das Cidades (CMC), na última sexta-feira (10), no Centro de Múltiplo Uso.
O tema central do encontro discutiu “A função social da cidade e da propriedade” e através desta temática, o palestrante, Sidney Bressan, que é arquiteto e urbanista e mestre em políticas sociais e dinâmicas regionais, abordou a realidade de São Domingos, destacando todo o trabalho que já foi desenvolvido nos últimos anos na melhoria da mobilidade urbana, habitação, acessibilidade e também apontando quais são os próximos passos a serem tomados. “São Domingos já possui o Plano Diretor Participativo e nesta conferência teve a oportunidade de discutir se a função social da cidade e da propriedade esta realmente cumprindo com seu papel”, explica.
O objetivo da conferência era fomentar a gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano, sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes, através da participação popular, além de avaliar e conferir as políticas públicas municipais de desenvolvimento urbano.
Para a secretária de administração e fazenda, Ana Cláudia da Luz, a 6ª Conferência Municipal das Cidades foi um momento muito importante, onde a participação popular fez a diferença no apontamento das demandas e necessidades existentes na área urbana do nosso município. “Nós sabemos que muito se avançou desde a realização das primeiras edições das CMC, principalmente no que diz respeito a temas como habitação, mobilidade, acessibilidade e saneamento básico. Ao discutir estes temas, juntamente com a sociedade civil, apontamos quais as mudanças que queremos e quais as estratégias necessárias para que possamos realizar estas mudanças, melhorando desta forma a qualidade de vida de todos que vivem em São Domingos”, afirma.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos