A Secretaria de Assistência Social de Xanxerê realizou na tarde desta quarta-feira (08), no auditório da prefeitura, encontro com os pais de alunos atendidos pelos núcleos do Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos, desenvolvidos pelos Cras (Centros de Referência de Assistência Social).
O encontro teve como objetivo apresentar as famílias os conteúdos desenvolvidos nos núcleos dos bairros João Winckler (Castelinho), Esportes (Jovem Cidadão) e Bortolon (Cantinho Feliz). Ao todo 180 alunos – entre seis a 15 anos – participam no contraturno escolar de oficinas de capoeira, música e ioga. Também são realizadas atividades que contribuem no fortalecimento social deles.
O ponto alto da reunião foi a palestra do oficial da infância e adolescência da comarca de Xanxerê. Fernando Horostecki falou sobre os direitos e deveres das crianças e adolescentes, com foco na relação entre pais e filhos.
– Mudou a fórmula de constituição familiar, porém o que nunca irá mudar é que os pais precisam ser lideres da família. Essa liderança não se conquista por força ou omissão, mas sim pelo diálogo entre os entes. É necessário que os filhos reconheçam na mãe e no pai a autoridade da família. Quando isso não acontece, vários problemas sociais são gerados. Explica
Participaram também do encontro educadores sociais e as equipes técnicas dos Cras, formadas por assistentes sociais e psicólogos.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê