Nesta quarta-feira(08) a prefeitura de Xanxerê realizou mais uma reunião para apresentar uma sugestão aos representantes da Arxan e a Associação de Catadores Vida Nova.
Foi realizada uma consulta para as associações: se vai continuar a atividade no local incendiado recentemente, ou na nova instalação para que o município possa manter o repasse do convênio para triagem de material, serviço este realizado junto ao Centro de Triagem.
Em consenso, foi estabelecido o prazo de uma semana para resposta, sendo que o município sugeriu uma nova área e ficou a cargo da associação, repassar a confirmação se aceita ou não o local.
Após a decisão de qual área as associações aprovam, a prefeitura deve finalizar os projetos para aprovação junto a Funasa e a efetiva construção do novo Centro de triagem.
Atualmente a empresa responsável pela coleta seletiva faz emergencialmente a separação em seu próprio centro de triagem, até que as associações consigam novamente executar o serviço.
Coleta Seletiva no município
Em novembro de 2013, foi iniciada em Xanxerê a coleta seletiva com um projeto piloto que em 2014 foi ampliado para todos os bairros envolvendo a colaboração de entidades, escolas e imprensa que realizou a sensibilização junto à comunidade para o bom funcionamento da coleta seletiva.
O município é responsável pela contratação da coleta seletiva mas somente pode efetuar a entrega do material reciclado para cooperativas ou associações.
Em Xanxerê o encaminhamento de todo material de reciclados (papel, plástico, metal e vidro) é direcionado para a Arxan e a Associação de Catadores Vida Nova.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê