Reuniões bimestrais com palestras e orientações são realizadas pela Secretaria de Saúde do município
Novos encontros com o grupo que faz parte do Programa Hiperdia de Passos Maia foram realizados nesta semana pela Secretaria de Saúde. As atividades reuniram cerca de 350 pacientes.
Neste ano a distribuição gratuita dos medicamentos para hipertensão e diabetes passou a acontecer a cada dois meses. O objetivo é facilitar a logística e reunir o grupo para um trabalho diferenciado.
A palestrante e assistente social do Sesc, Jucilde Waikovski, falou sobre alimentação saudável, higiene e saúde, saúde da mulher e doenças crônico-degenerativas. No encontro também foram realizadas dinâmicas e houve a entrega de mais de 60 itens do pacote de medicamentos envolvendo todos os pacientes.
“Houve bate-papo, descontração, conto de causos, dinâmica, troca de experiências. Foi uma tarde bem descontraída, com aprendizado e a entrega dos medicamentos”, descreveu a secretária de Saúde de Passos Maia, Dina Gandolfi. “A participação dos pacientes também foi muito boa”, acrescentou.
Ao todo, o município possui mais de 800 pessoas convivendo com diabetes ou hipertensão. Todas recebem remédios gratuitamente. Facilitar a entrega e evitar a necessidade de deslocamento constante até a farmácia do Posto de Saúde estão entre os objetivos dos encontros bimestrais, também úteis para a renovação de receitas, verificação da pressão arterial e realização de exames de diabetes.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia