You are currently viewing Crianças recebem cartilha com orientações preventivas da Defesa Civil

Crianças recebem cartilha com orientações preventivas da Defesa Civil

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Material foi entregue a estudantes de Passos Maia e Ponte Serrada na tarde desta quinta-feira

 

Alunos das Escolas Corália Gevaerd Olinnger e Antonio Paglia, de Passos Maia e Ponte Serrada, receberam na tarde desta quinta-feira, dia 19, a cartilha do projeto “Somos Todos Um”, da Defesa Civil de Santa Catarina. O material faz parte de um trabalho iniciado neste ano. A ideia da Defesa Civil é implantar o projeto nas escolas de cerca de cem municípios já a partir do próximo ano.

 

O coordenador regional Luciano Peri esteve em Passos Maia e Ponte Serrada distribuindo a cartilha a estudantes de uma turma de cada escola escolhida pelas coordenadorias municipais da Defesa Civil. “A ideia é trabalhar com turmas de quarta a sétima série, mas nessa primeira etapa são turmas de quarta e quinta série. Os alunos têm um conhecimento inicial sobre a Defesa Civil e serão os multiplicadores”, afirmou.

 

Peri lembra que o projeto está sendo lançado em uma época de comemoração, com a Semana Estadual da Defesa Civil marcando os 46 anos de existência do órgão em Santa Catarina. “Temos várias ações, e uma delas é trazer essa cartilha educativa, tendo a primeira ação de introdução ao projeto da Defesa Civil na Escola”.

 

Todos os coordenadores regionais do estado estão realizando o mesmo trabalho. Na região em que Peri é responsável, a entrega é realizada também nos municípios de Vargeão, Xanxerê, Xaxim e Galvão. “A cartilha traz atrativos para as crianças. A ideia é fazer o processo ser lúdico, porque quando a criança começa brincando, começa a entender. Principalmente nessa faixa etária ela consegue reproduzir vários conhecimentos ao longo da vida. Por isso a semente é plantada nessa idade para se multiplicar”, disse o coordenador.

 

Cleusa Gabiatti coordena a Defesa Civil em Passos Maia. Na visão dela, o material é ótimo para iniciar um trabalho preventivo. “A gente trabalha a prevenção de forma educativa, prepara as pessoas para um possível evento climático. Por experiência própria, já tive muito medo de eventos da natureza, e isso me causava pânico. Hoje eu percebo que a gente não pode ter medo, mas saber como agir. E as crianças nessa fase vão estar preparadas para se proteger e ajudar a própria família”, avaliou.

 

A diretora da Escola Corália Gevaerd Olinnger, Graciela Zanchetti Bocalon, também elogiou a iniciativa e parabenizou o trabalho da Defesa Civil. “É muito importante vir alguém de fora para explicar o que fazer em um momento difícil. Vindo alguém de fora, as crianças escutam mais do que nós, que estamos aqui no dia a dia. Elas prestam mais atenção e aprendem”, disse Graciela.

 

A cartilha ensina as crianças de forma lúdica, com desenhos para colorir, caça-palavras, palavras-cruzadas e jogo dos sete erros. Na contracapa ainda há dicas de prevenção em situações de desastres, como enchentes, deslizamentos e tempestades. “A gente começa a trabalhar com as crianças, mas com o intuito que essas informações sejam multiplicadas nas suas residências”, pontuou Peri.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada e Passos Maia