A Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) realizam nesta sexta-feira (20) palestra com o objetivo de tratar sobre os temas Área Urbana Consolidada, Diagnóstico Socioambiental e Regularização Fundiária.
Durante a palestra o Coordenador do Centro Operacional do Meio Ambiente do MPSC (CME/MPSC), Dr. Paulo Antonio Locatelli, explanou aos participantes sobre a importância do Diagnóstico Socioambiental como pressuposto das normas urbano-ambientais em área de preservação permanente associada à conservação recursos hídricos, prevenção dos riscos de catástrofes e direito à moradia.
De acordo com Locatelli, a intenção é colaborar com os municípios no planejamento urbano. Ele explica que este trabalho vem sendo desenvolvido em todo o Estado pelos promotores e que o CME/MPSC realiza as palestras oferecendo orientações que servem como vértice para a elaboração do diagnóstico socioambiental.
Locatelli afirma que sem o diagnóstico o município não consegue regularizar as áreas já ocupadas e crescer de forma ordenada. Também que é preciso que a população se conscientize que existem áreas que apresentam condições de risco e não podem ser ocupadas.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI