Mais de 27 mil xaxinenses ficaram sem abastecimento de água por quase 24 horas
Na manhã desta quinta-feira (19), autoridades se reuniram no gabinete do Prefeito Idacir Antonio Orso. O objetivo do encontro foi debater medidas cabíveis após o despejo de dejetos suínos no Rio Jacutinga – única fonte de abastecimento de água do município. Na madrugada da última segunda-feira (16), mais de 20 m³ de esterco foram jogados no rio por um produtor rural (que não teve a identidade revelada). Devido a grande quantidade de dejetos, a Casan interrompeu o abastecimento de água – que só foi reestabelecido quase 24 horas depois.
Participaram da reunião representantes da Casan; Vigilância Sanitária; Secretaria de Saúde; Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente; e do Departamento Jurídico da Prefeitura. A Casan afirma para a população de que a água já está potável para o consumo, entretanto um forte odor ainda poderá permanecer por alguns dias. A orientação é de que as pessoas façam a limpeza das caixas d’água com água sanitária.
A Vigilância Sanitária fez a inspeção no local contaminado e coletou amostras para análise. Já a equipe da Secretaria de Agricultura elaborou uma documentação sobre o caso e repassou ao Setor Jurídico da Prefeitura, para que este faça as diligências jurídicas cabíveis. Ou seja, o caso será encaminhado à Fatma (Fundação do Meio Ambiente), à Polícia Ambiental e ao Ministério Público – órgãos responsáveis pela avaliação e punição do crime ambiental.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim