Um ano depois de receberem estagiários da universidade, ponteserradenses embarcaram para visitar instituição na capital
Um ônibus com 50 agricultores de Ponte Serrada saiu às 10 horas da manhã desta quarta-feira, dia 18, em direção a Florianópolis para uma viagem até a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). São famílias que ofereceram as casas para a realização de um estágio de vivência de alunos dos cursos de zootecnia e agronomia da UFSC no início do ano passado. Agora ocorre o oposto, e os agricultores vão conhecer a universidade.
A viagem é inclusive inédita para alguns. Roberto Goldoni tem 38 anos e trabalhou a vida toda na agricultura. “Vou conhecer algo que nunca vi na vida”, disse ele pouco antes de embarcar. Referia-se ao mar. Ver o oceano pela primeira vez depois de quase quatro décadas de vida é uma das razões para a ansiedade do morador da comunidade Baía Baixa, que no local tem como principal atividade a criação de vaca de leite. “A gente fica um pouco ansioso. Vou ver lugares diferentes, os pontos turísticos, a universidade…”, emendou Roberto.
A extensionista da Epagri, Neiva Dalla Vecchia, também participa do passeio. Junto com a administração municipal, a Epagri inclusive fez o intermédio para a vinda dos estudantes a Ponte Serrada, com a turma ficando cerca de 20 dias nas comunidades rurais. “São famílias que receberam os estudantes por 20 dias e agora vão a Florianópolis para visitar a universidade, conhecer o curso e todos os projetos desenvolvidos. É uma etapa de troca de experiências, dos estudantes na universidade com os agricultores que receberam os alunos no estágio”, disse.
Todo o custo da viagem é pago pela UFSC. Na programação desta noite está prevista a recepção das famílias. Para quinta-feira, dia 19, ocorrerá uma visita à universidade, com um jantar de confraternização entre famílias e estudantes. Na sexta-feira, dia 20, os agricultores serão levados pelos alunos a alguns pontos turísticos da cidade. Haverá ainda uma audiência com o reitor da UFSC. “Vai ser um momento bem importante, de troca de experiências e reencontro”, avaliou Neiva. A volta da excursão está prevista para sábado, dia 21.
O estágio
O programa foi iniciado no dia 12 de março e seguiu até 2 de abril de 2015 em Ponte Serrada, por meio de uma parceria entre a UFSC, Epagri e administração municipal. A intenção da universidade foi proporcionar aos alunos um contato direto com a dinâmica de trabalho nas propriedades da agricultura familiar, vivenciando a realidade do campo e conhecendo a forma como as atividades acontecem em cada localidade.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada