Nova turma inicia curso Negócio Certo Rural em Passos Maia

Proprietários de 15 propriedades participam de capacitação oferecida pela administração municipal em parceria com o Sebrae

Serão cinco encontros de oito horas cada para 15 alunos aprenderem técnicas de empreendedorismo através do curso Negócio Certo Rural. A aula inaugural foi realizada na quinta-feira, dia 12. Todos os participantes são produtores rurais de Passos Maia.

O curso é oferecido pela administração municipal em parceria com o Sebrae. As atividades ocorrerão todas as quintas-feiras, com 40 horas de capacitação em sala de aula e mais seis horas de consultoria em cada uma das 15 propriedades até o final do curso.

O prefeito Ivandre Bocalon acompanhou a aula inaugural e falou diretamente aos alunos sobre os desafios do empreendedorismo. Ele destacou a importância do aperfeiçoamento constante para atender às exigências do mercado. “Você tem que ser o cérebro do seu negócio, tem que pensar, planejar. Esse curso vai dar suporte para vocês fazerem um planejamento com qualidade sobre o negócio”, avaliou.

Facilitador do Sebrae, Airton Ramthum disse que o propósito do Negócio Certo Rural é estimular o empreendedorismo nas famílias do campo, fazendo-as aproveitar as oportunidades da propriedade por meio da elaboração de um planejamento técnico e seguro. “É um projeto para a implantação de um novo negócio na sua atividade rural”, resumiu à turma.

Até o encerramento das atividades, previsto para o dia 16 de junho, há uma série de etapas. “Primeiro é feito um diagnóstico da propriedade. Depois o passo é conhecer as oportunidades e ideias de negócios com potencialidade local e regional. Em seguida vem a elaboração de um projeto de negócios e estudo de viabilidade, levando o proprietário participante do curso à tomada de decisão sobre a implantação do projeto. E ainda tem conhecimento de ferramentas de gestão da propriedade rural” detalhou Airton.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia