Nesta quarta-feira(11), membros da Sala Municipal de Combate à Dengue estiveram reunidos para relatar a situação encontrada em Xanxerê.
A maior preocupação no momento, é a circulação viral, que são pessoas que contraíram o vírus e estão circulando normalmente, mas isso representa um risco para os demais moradores.
Nesta semana estão concentradas as atividades de bloquear a transmissão do vírus da dengue nos Bairros Bortolon e Esportes, e parte do Centro, especialmente nas proximidades do rio Xanxerê. Segundo Janete Rodrigues, coordenadora da Sala Municipal, hoje temos em Xanxerê 15 casos confirmados pelo LACEN, de pessoas com o vírus, sendo 8 nestes locais.
“Importante alertar que se uma pessoa tem sintoma, deve procurar uma Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, para ser avaliada por um profissional e posteriormente realizar o exame para que se consiga fazer a contenção do vírus, ou entrar em contato com o Programa de Combate à Dengue no telefone 3433 6316”.
Todo suspeito de dengue, precisa utilizar repelente e se manter em repouso por 10 dias, sendo que a Secretaria de Saúde disponibiliza gratuitamente o repelente.
Outra questão fundamental onde toda comunidade é responsável e precisa participar, é a questão da limpeza de terrenos, junto com a retirada de sua propriedade, de qualquer recipiente que acumule água. Deve ser verificada a situação da caixa d’água, calhas, piscinas, flores (Bromélia) onde existe possibilidade de que a água esteja acumulada.
“Com a chegada do frio o mosquito continua em nosso meio, principalmente dentro de nossas casas e aí está a importância de eliminar possíveis criadouros, sendo necessário o envolvimento de toda comunidade”, finalizou a coordenadora Janete Rodrigues.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê