You are currently viewing Projeto turístico quer transformar Passos Maia em destino nacionalmente conhecido até 2030

Projeto turístico quer transformar Passos Maia em destino nacionalmente conhecido até 2030

Administração municipal, Sebrae e comunidade realizam planejamento para desenvolver o setor

Quatro grupos têm até o dia 30 de maio para apresentar os resultados sobre as potencialidades do município de Passos Maia em quatro segmentos: atrativos, serviços, equipamentos e infraestrutura. O trabalho faz parte de uma das fases do projeto de desenvolvimento turístico realizado pela administração municipal em conjunto com o Sebrae e a própria comunidade.

A finalização do projeto, com consultoria de 150 horas do Sebrae, está prevista para setembro. “A visão é que em 2030 Passos Maia seja um destino turístico conhecido nacionalmente, esse é o grande sonho para o turismo do município. Mas logicamente, para que esse sonho seja realizado, várias ações são necessárias. Algumas serão desenvolvidas em curto prazo, outras em médio e outras em longo prazo”, destaca Karla Hall, consultora do Sebrae.

A administração municipal firmou uma parceria com o órgão para construir o Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial de Passos Maia, que além do turismo, prevê desenvolver outros setores prioritários. Reuniões ocorrem com frequência com cada uma das áreas, que abrangem a cadeia produtiva do leite, agricultura familiar, setor madeireiro e o comércio local. “Aquelas ações que hoje são um sonho podem se tornar mais próximas quando a gente já tem as pequenas ações alcançadas”, destaca a consultora.

Os grupos montados para trabalhar com o turismo foram reunidos em uma nova rodada de orientações nesta semana. Agora cada um vai apresentar no final de maio os resultados pensados para desenvolver a infraestrutura, os serviços, equipamentos e atrativos no setor. “A gente quer provar nesse prazo de 30 dias que é possível começar essa mudança desde já. Por isso a gente lançou esse desafio. Os grupos estão motivados e empenhados, vão conseguir realizar essas ações nesse prazo”, estima Karla.

Além dela, a também consultora do Sebrae, Silvia Nowalski, atua na orientação das atividades. Ela lembra que a fase é inicial e o projeto deve ser abraçado pela comunidade para realmente acontecer. “A nossa ideia é que o projeto caminhe com as próprias pernas, porque o consultor orienta, dá um norte, mas nós não fazemos acontecer, queremos que a comunidade faça. Por isso é tão importante que as pessoas que amam Passos Maia, trabalham, têm seus filhos aqui, se envolvam nesse projeto. O turismo vem para mobilizar toda uma cadeia econômica”, assegura.

Carro-chefe e principal potencial turístico, o Parque Nacional das Araucárias está inserido no projeto. A unidade de conservação inclusive foi aberta para a visitação pública no final de 2015, com algumas trilhas já realizadas desde a data. A área possui 12.841 hectares de mata, com rios, cachoeiras e uma diversidade de espécies da fauna e flora. A realização de uma primeira trilha noturna inclusive está sendo pensada para acontecer no local.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia