Em dez dias de campanha contra gripe, Ponte Serrada já vacinou 60% do público-alvo

Município tem quase três mil pessoas enquadradas na população de risco que deve ser vacinada

O número de pessoas vacinadas contra a gripe é elevado nos primeiros dez dias da campanha realizada em Ponte Serrada. Segundo a Secretaria de Saúde do município, de 25 de abril, data de abertura da campanha, até quarta-feira, dia 4, foram 1.805 pessoas imunizadas.

Segundo os números, receberam a vacina 437 crianças, 68 gestantes, 67 profissionais da área da saúde, 12 puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), 382 doentes crônicos e 839 idosos. Com 2.996 pessoas fazendo parte da população de risco que deve receber a vacina, o município já imunizou 60,24% do público-alvo.

A campanha segue aberta até o próximo dia 20 e maio. Idosos (acima de 60 anos), crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas, trabalhadores e detentos do sistema prisional têm direito à vacina.

Do total de pessoas que devem receber a dose, as classes mais numerosas no município são de idosos (1.161), doentes crônicos (861) e crianças (689). A equipe da Secretaria de Saúde de Ponte Serrada já percorreu várias localidades em um roteiro de vacinação ainda na primeira semana da campanha. O Dia D ainda foi realizado em 30 de abril.

A vacina segue disponível no Posto de Saúde do Centro da cidade. Ela protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e B, garantindo a imunização por um ano. Estudos utilizados pelo Ministério da Saúde demonstram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global, além de aproximadamente 50% as doenças relacionadas à influenza.

A dose só não é recomendada a pessoas com alergia ao ovo. O tempo para fazer efeito em adultos saudáveis é de duas a três semanas após a aplicação da dose, com o pico máximo de anticorpos ocorrendo após quatro a seis semanas da vacinação.

Dicas para evitar a gripe

– Lave e higienize as mãos com frequência, principalmente antes de consumir qualquer alimento;

– Ao tossir ou espirrar, proteja o rosto com um lenço ou o antebraço;

– Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Higienize as mãos após tossir ou espirrar;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Mantenha os ambientes bem ventilados;

– Evite contato próximo a pessoas que apresentem sintomas de gripe.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada