Ponte Serrada já vacinou 15% do público-alvo nos primeiros dias da campanha contra gripe

Dia D de vacinação será realizado no sábado, com posto de saúde aberto das 8 às 17 horas

A procura pela proteção contra a gripe é alta nos primeiros dias da campanha de vacinação em Ponte Serrada. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, 444 pessoas (15%) já receberam a dose. Ao todo são 2.296 enquadradas no público-alvo.

A campanha foi aberta oficialmente na segunda-feira, dia 25, em todo o estado, seguindo até o dia 20 e maio. Idosos (acima de 60 anos), crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas, trabalhadores e detentos do sistema prisional têm direito à vacina.

Do total de 2.296 pessoas que devem receber a dose, as classes mais numerosas são de idosos (1.161), doentes crônicos (861) e crianças (689). A orientação é que a carteirinha de vacinação seja apresentada no ato da vacina

Um roteiro foi elaborado pela Secretaria de Saúde, que ainda na segunda e terça-feira esteve com a equipe no Posto de Saúde de Baía Alta. Nesta quarta-feira, dia 27, a vacina foi aplicada no Posto de Saúde do Bairro Bela Vista. Já nesta quinta-feira, dia 28, será a vez da Vila Pouso dos Tropeiros (CTG), com a vacinação na comunidade Adami ocorrendo na sexta-feira, dia 29.

Dia D

O Dia D da campanha contra a gripe será realizado em todos os municípios durante o sábado, dia 30. Em Ponte Serrada estará aberto das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia, o Posto de Saúde do Centro da cidade. Além disso, até o final da campanha a unidade vai continuar aplicando a dose diariamente nas pessoas que se enquadram no público-alvo.

Proteção

A vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e B, garantindo a imunização por um ano. Estudos utilizados pelo Ministério da Saúde demonstram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global, além de aproximadamente 50% as doenças relacionadas à influenza.

A vacina só não é recomendada a pessoas com alergia ao ovo. O tempo para fazer efeito em adultos saudáveis é de duas a três semanas após a aplicação da dose, com o pico máximo de anticorpos ocorrendo após quatro a seis semanas da vacinação.

Dicas para evitar a gripe

– Lave e higienize as mãos com frequência, principalmente antes de consumir qualquer alimento;

– Ao tossir ou espirrar, proteja o rosto com um lenço ou o antebraço;

– Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Higienize as mãos após tossir ou espirrar;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Mantenha os ambientes bem ventilados;

– Evite contato próximo a pessoas que apresentem sintomas de gripe.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada