You are currently viewing Alunos de Ponte Serrada aprendem sobre alimentação saudável

Alunos de Ponte Serrada aprendem sobre alimentação saudável

Tema trabalhado com estudantes teve palestra de nutricionista da Secretaria de Educação

Estudantes do Centro de Educação Infantil Hortência Rodrigues de Almeida estão por dentro dos bons hábitos alimentares. Eles ajudaram a desenvolver uma horta escolar na unidade de ensino de Ponte Serrada. O assunto também é trabalhado nas demais creches e tem o acompanhamento da nutricionista da Secretaria de Educação do município, Alice Cristina Frozza.

Segundo ela, devido à importância do tema, cada professor busca a melhor maneira para trabalhar com a turma. “Com os menores é trabalhada a questão das cores, das formas. Com os maiores já é trabalhada a importância de se alimentar bem”, relata, informando que cada ano a educação nutricional ocorre de forma diferente. “Este ano a horta escolar foi o tema escolhido, de forma que as crianças montem a horta, colocando a terra, plantando, regando, cuidando, isso sendo enfatizado com a nossa alimentação”, explica.

Alice destaca que a forma lúdica é a melhor maneira de trabalhar o assunto com os pequenos. “Eles interagem, demostram interesse em continuar com o trabalho, vão criando hábitos saudáveis e, ajudando na construção da horta, criam responsabilidade por cuidar do alimento que vão usufruir assim que estiver cultivado”.

Na visão da nutricionista, os pais são os principais responsáveis pela formação dos hábitos alimentares dos filhos. “Os pequenos observam muito o que é consumido pelos pais. Na escola os hábitos se juntam, os professores também têm  papel  fundamental, a forma com que é trabalhado na sala e também a forma  com que é apresentado o alimento para consumo”.

Na próxima semana Alice também deve visitar outras unidades de ensino. Além da educação infantil, ela já orientou neste ano os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no distrito de Baía Alta. “A horta escolar só tende a ajudar os nossos pequenos a criar amor aos alimentos saudáveis e nutritivos, pois eles que plantaram e irão cuidar até o momento de colher e comê-los, plantando novamente”, conclui.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada