Reunião com café da manhã foi realizada nesta semana entre administração municipal, Sebrae e empresários do ramo
A administração municipal de Passos Maia segue promovendo reuniões para a elaboração do Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial do município, que prevê o fortalecimento de cinco setores. O plano recebe consultoria do Sebrae, com um investimento de R$ 80 mil, sendo 50% pagos pela administração e a metade subsidiada pelo Sebrae.
Na quarta-feira, dia 13, em uma reunião com café da manhã, o prefeito Ivandre Bocalon (Evandro), empresários do setor madeireiro e consultores do Sebrae estiveram na sede da Associação Comercial e Industrial de Passos Maia para planejar as ações estratégicas focadas no desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva da madeira.
“Inicialmente será realizado um diagnóstico em cada empresa participante, através de Consultoria de Gestão Integrada (CGI) nas áreas de produção, gestão e comercialização. O objetivo é conhecer as dificuldade e necessidades do setor. A partir desse trabalho será elaborado um planejamento, visando o fortalecimento e desenvolvimento sustentável do setor”, explicou Evandro.
De acordo com o prefeito, para a realização da primeira etapa serão destinadas 100 horas de consultoria perlo Sebrae. Também será realizada uma consultoria específica sobre a eficiência energética, com o objetivo de reduzir os custos das empresas relacionados à energia elétrica.
“A cadeia produtiva da madeira é a nossa principal indústria local, e este é no momento o caminho mais curto para criar novos empregos e desenvolver a economia local. Com esse trabalho queremos traçar ações estratégicas para tornar o setor madeireiro mais forte, competitivo e sustentável”, disse Evandro.
Série de reuniões
Uma série de reuniões vem ocorrendo nas últimas semanas para a elaboração do Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial de Passos Maia. Como estratégia para o crescimento, a administração municipal e o Sebrae estabeleceram cinco setores prioritários. Além do madeireiro, o planejamento já foi iniciado com os setores da cadeia produtiva do leite, agricultura familiar, turismo e comércio local.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia