Palestra de prevenção ao Aedes aegypti envolve gestantes de programa social em Ponte Serrada

Orientações foram repassadas pelo setor de Vigilância Epidemiológica do município

Gestantes que fazem parte do Programa Vida-Bem Vinda assistiram a uma palestra sobre prevenção à dengue nesta semana em Ponte Serrada. O encontrou foi realizado no Cras do município, com a responsável pela Vigilância Epidemiológica, Eliane Celestrino, abordando o assunto.

Ela citou as formas de prevenção ao surgimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Apesar de ainda não haver focos no município, Eliane disse que a atenção deve ser constante devido aos inúmeros casos já registrados em Santa Catarina, especialmente no Oeste.

Segundo ela, “a situação está preocupante” devido ao crescimento de focos e pessoas infectadas na região. “As pessoas acham que agora que vem o frio o perigo passou, mas estão enganadas. É preciso prevenção constante, pois o ovo do mosquito é resistente. Se baixarmos a guarda, no verão que vem teremos um epidemia maior”, alertou.

Uma maratona de palestras nas escolas, centros de educação infantil e programas sociais também foi realizada entre o final de marco e início de abril em Ponte Serrada. Eliane disse que o trabalho de prevenção é uma importante arma para reforçar as orientações à população.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, 24 armadilhas são monitoradas semanalmente, além de 17 pontos estratégicos vistoriados a cada quinzena. Suspeitas e eventuais denúncias devem ser informadas ao setor, localizado no Posto de Saúde do Centro.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada