Plataforma online permite aos consumidores registrar reclamações online
O Governo Municipal através do Procon, informa uma nova ferramenta online disponível para os xaxinenses. O novo serviço público é o “consumidor.gov.br”, um site que tem como objetivo oportunizar a solução de problemas de consumo. A plataforma tecnológica de informação é monitorada pelo Estado por meio dos Procons estaduais e municipais e pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça.
O atendimento inicia quando o consumidor verifica se a empresa contra a qual quer reclamar está cadastrada no sistema. Posteriormente, registra a reclamação no site e inicia-se a contagem do prazo para manifestação da empresa – que tem até 10 dias para responder. Durante esse prazo, a empresa tem a oportunidade de interagir com o consumidor antes da postagem de sua resposta final. Após a manifestação da empresa, é garantida ao consumidor a chance de comentar a resposta recebida, classificar a demanda como “resolvida” ou “não resolvida”, e ainda indicar o nível de satisfação com o atendimento recebido.
Caso a empresa não esteja cadastrada no sistema, não é possível registrar a reclamação. Enquanto a empresa não adere ao “consumidor.gov.br” a indicação é para que as pessoas procurem o órgão de defesa do consumidor mais próximo. A participação das empresas é voluntária e somente é permitido àquelas que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo no qual se comprometem a conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados.
Atualmente são 299 empresas participantes. Entre os segmentos estão administradoras de consórcios; bancos, financeiras e administradoras de cartão; perfumaria, cosméticos e higiene pessoal; Supermercados; vestuário, calçados e têxteis. O serviço é gratuito e de utilidade pública, e a realização de consulta a relatórios e estatísticas divulgados pelo site é aberta a qualquer pessoa, independentemente da finalidade do uso da informação, não sendo necessário o cadastramento como usuário.
Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone (49) 3353-5999.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim