Reuniões bimestrais com palestras e entrega de medicamentos são realizadas pela Secretaria de Saúde
A distribuição gratuita de medicamentos para a hipertensão e diabetes é feita a cada dois meses pela Secretaria de Saúde de Passos Maia. Os primeiros encontros com o grupo que faz parte do Programa Hiperdia em 2016 começaram nesta semana, com cerca de 350 pacientes do Centro já atendidos.
Ao todo, Passos Maia possui mais de 800 pessoas convivendo com diabetes ou hipertensão. Todas recebem remédios gratuitamente. Além da entrega aos moradores do Centro, outras duas etapas do programa ocorrerão nos próximos dias, atendendo hipertensos e diabéticos da Linha Indumel e do Assentamento Zumbi dos Palmares.
Facilitar a entrega e evitar a necessidade de deslocamento constante dos pacientes até a farmácia do Posto de Saúde estão entre os objetivos. “Outro é trabalhar na parte preventiva, com nutricionistas, psicólogas e fisioterapeutas. São palestras com temas que abordam a realidade dos pacientes”, explica a secretária Dina Gandolfi.
Segundo ela, nos encontros estão sendo entregues carteirinhas novas, há a renovação de receitas, verificação de pressão arterial, realização de exames de diabetes e a entrega de medicamentos para 60 dias, quando haverá uma próxima reunião, além das palestras e o repasse de orientações.
A secretaria ainda cita outros benefícios, como a interação dos pacientes, que passam um dia diferente a cada novo encontro. “Eles assistem à palestra, tomam um cafezinho, recebem os medicamentos e vão para casa. A hipertensão arterial e a diabetes são doenças que não têm cura, mas há controle”, conclui Dina.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia