No final da tarde desta terça-feira (29), o tão aguardado Caminhão da Sorte, da Caixa Econômica Federal, chegou a São Domingos, onde deve permanecer até o dia nove de abril. Durante toda a semana de 04 a 09 de abril, o Caminhão estará em frente à Prefeitura Municipal, junto à 5ª FAIC São Domingos – Feira Agropecuária, Artesanal, Industrial e Comercial, onde a população poderá acompanhar os sorteios, inclusive acionando o dispositivo que libera as bolas numeradas, e ainda validar os resultados na hora, como auditoria popular.
Para o prefeito Alcimar de Oliveira (Kiko), este é um momento de bastante alegria e satisfação. “Estamos muito felizes em proporcionar ao povo de São Domingos e de toda a região momentos como esses, pois é uma atração inédita na nossa região e que com certeza vai atrair um grande público para presenciar os seis dias de sorteio das loteriais federais, diretamente da nossa querida FAIC São Domingos”, explica.
As apostas poderão ser feitas em qualquer lotérica do país, ou diretamente na unidade móvel, instalada no Caminhão da Sorte, até uma hora antes do início dos sorteios.
CAMINHÃO DA SORTE
Criado na década de 1980, o Caminhão da Sorte da CAIXA visita, a cada semana, um município diferente. Em sua terceira geração, inaugurada no final de 2010, a unidade móvel de sorteios está equipada com globos totalmente automatizados e com o que há de mais moderno para os sorteios das loterias da CAIXA, que são realizados com a participação da comunidade local. Antes dos sorteios, são selecionados dois auditores populares, dentre o público presente, que irão validar as apurações. Os auditores populares fiscalizam todas as etapas do evento: a abertura das maletas com as bolinhas lacradas no último sorteio e que serão utilizadas novamente, a verificação do relatório do último sorteio atestado por outros auditores populares e pelos funcionários responsáveis, a colocação das bolinhas no globo, e a verificação e a confirmação de cada número sorteado.
Ao final do sorteio, os auditores populares assinam e acompanham a transmissão dos documentos do sorteio à matriz da CAIXA, em Brasília, para confirmação e validação de todo o processo – que ainda é auditado por empregados do banco. Após o evento, as bolinhas são novamente lacradas em uma maleta, que é guardada no cofre do caminhão, sempre sob supervisão dos auditores populares.
Qualquer pessoa, maior de 18 anos e em posse de sua carteira de identidade, pode se candidatar a auditor. Para a inscrição, basta se apresentar à equipe de sorteio, que estará no caminhão.
Conhecido como símbolo das Loterias e do compromisso da CAIXA com os brasileiros, o Caminhão faz com que todos tenham a oportunidade de participar dos sorteios. Esse modelo é exclusivo do Brasil e reconhecido por outras loterias no mundo como uma importante iniciativa. Atualmente, a CAIXA conta com dois modernos Caminhões, cada um com mais de 130m² de área útil, divididos em área de sorteio, unidade lotérica, unidade operacional e institucional, copa e amplo palco, contando ainda com dois elevadores, destinados a pessoas com deficiência, para acesso à Unidade Lotérica e à área institucional.
Keli Camiloti – Ascom São Domingos