Famílias na lista de espera serão chamadas e poderão construir nos locais vagos
Após avisos, editais e inúmeros comunicados do Poder Executivo Municipal, a partir da próxima segunda-feira (21), profissionais da Prefeitura iniciarão a demolição das sepulturas abandonadas. A medida visa amenizar a superlotação do Cemitério Municipal Frei Plácido Rohlf. A retomada dos túmulos abandonados está prevista no Decreto de 342/2015, assinado pelo Prefeito Idacir Antonio Orso.
A Prefeitura trabalhou com margem de 120 dias para a regularização de sepulturas em estado de abandono. No ano passado, o Governo de Xaxim publicou um edital de chamamento público no dia 15 de junho, que solicitava aos familiares a regularização das sepulturas, em até 60 dias. Após esse prazo, foi deferido mais um Decreto (276/2015), prorrogando por mais 60 dias o prazo para adequação.
No final do ano passado, foi assinado o último decreto (em 24 de novembro). De acordo com o documento, a Prefeitura irá retirar os restos mortais das sepulturas abandonadas e transferi-las para o ossário municipal – devidamente identificados e anotados em livro próprio, sem custo. Os espaços vagos serão repassados para as famílias que estão em lista de espera, conforme cadastro, para que construam novas sepulturas no local.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim