Palestras devem envolver cerca de 500 estudantes de todas as escolas do município até o final da semana
Uma semana de palestras sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti está envolvendo estudantes de todas as escolas da cidade e interior de Passos Maia. As atividades são realizadas pela Secretaria de Saúde e o setor de Vigilância Epidemiológica do município.
Panfletos com uma série de orientações são entregues aos alunos, que aproveitam os momentos para tirar dúvidas. O trabalho é conduzido pela secretária de Saúde Dina Gandolfi e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Diandra Dechigiovanni.
“A importância dessa ação é envolver alunos e professores”, avalia a secretária. “Que nós tenhamos cada vez mais gente envolvida no combate ao Aedes aegypti, chamando todos para essa responsabilidade, que não é só da Secretaria de Saúde, mas de todos”, reforça Dina.
Na avaliação da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, as crianças e adolescentes são instrumentos importantes para a conscientização dos moradores sobre a necessidade de prevenir o surgimento do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“Estamos buscando cada dia mais parceiros para essa empreitada. Entregamos folders e fazemos a parte de educação e vigilância com as crianças. Explicamos sobre o que devemos fazer para o mosquito não chegar aqui”, conta Diandra, estimando que até o final de semana sejam orientados mais de 500 estudantes em todo o município.
Precaução
Um foco do mosquito Aedes aegypti foi encontrado recentemente em Passos Maia. A Vigilância Epidemiológica encaminhou as larvas para uma análise técnica, com o exame apontando resultado negativo para a presença dos vírus da dengue, zika e chikungunya. O foco foi localizado em uma das sete armadilhas espalhadas pelo município. Outros quatro pontos estratégicos também são monitorados com frequência.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia