Todas as unidades de saúde estão recebendo inscrições de interessados em abandonar o vício.
A oportunidade de largar o vício do cigarro alcança todos os Bairros da cidade. O Programa de Combate ao Tabagismo recebeu uma quantidade significativa de medicamentos para combate ao cigarro, favorecendo a criação de novos grupos. Com acompanhamento de um ano, os xaxinenses podem frequentar o grupo e receber orientações e apoio de uma equipe multidisciplinar que incentiva a deixar o vício.
De acordo com a Psicóloga e Coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo, Giovana Sorgatto Michelon, quem deseja parar de fumar pode procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) de referência e deixar nome para contato. Posteriormente, conforme o interesse das pessoas, das determinadas localidades, as Enfermeiras da unidade entrarão em contato para as reuniões de abertura do grupo.
Giovana explana que atualmente estão sendo acompanhados pacientes de quatros grupos: na ESF Guarany, ESFs Central, ESF Chagas e ESF Santa Terezinha. A Psicóloga acrescenta que no encerramento dos trabalhos, ao final de um ano, praticamente metade do grupo ou mais, já largou definitivamente o vício do cigarro, fator que contribui para que o município receba mais medicamentos e prossiga com os trabalhos.
Como funcionam os grupos?
O trabalho de combate ao tabagismo segue um formato determinado pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Os participantes recebem acompanhamento de profissionais da saúde – médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e dentistas que orientam os usuários. Os primeiros encontros são realizados semanalmente, depois quinzenalmente e em seguida, passam para o período mensal.
O tratamento inicia com medicamentos e adesivos que são fornecidos pelo Governo Federal e podem ser usados por no máximo quatro meses, conforme a avaliação médica e a necessidade de cada paciente. No grupo também é definido o “Dia da Parada”, uma data definitiva para largar o vício.
De acordo com Giovana Sorgatto, para as pessoas pararem de fumar é preciso ter determinação. “A vontade própria é o que faz a gente conseguir superar o vício, seja ele qual for. Principalmente se esse vício faz muito mal à saúde. É preciso que as pessoas deixem hábitos de lado para conseguir parar de fumar. Todo esforço é fundamental”, explica Giovana.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim