A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) publicou os arquivos com a estrutura das declarações para o Siconfi 2016. Com isso, os entes da Federação já podem enviar a Declaração de Contas Anuais (DCA) referente ao exercício de 2015.
Além disso, o sistema já está configurado para receber outras declarações de 2016, como o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e o Relatório de Gestão Fiscal (RGF). O preenchimento de ambos os relatórios só pode ser iniciado após concluído o período a ser analisado na prestação de conta.
Esses arquivos (também denominado taxonomia) visam aprimorar a apresentação da informação contábil e fiscal, além de favorecer a validação previamente ao envio das declarações para o Tesouro Nacional.
No endereço https://siconfi.tesouro.gov.br/siconfi/pages/public/taxonomia/taxonomia_list.jsf, pode-se fazer o download dos pacotes de taxonomia cujos arquivos poderão ser carregados diretamente no Siconfi, ao invés de iniciar os trabalhos em outras planilhas ou formulários.
Fonte: Agência CNM com informações do Tesouro Nacional