Atendimento médico nas unidades do interior também será retomado a partir de março
Há cerca de um mês no comando da Secretaria de Saúde de Passos Maia, Dina Gandolfi, avalia de forma positiva as primeiras semanas de trabalho. Entre as melhorias, cita o reforço de medicamentos na Farmácia do Posto de Saúde, além da restruturação das equipes para os atendimentos nas unidades do interior do município, incluindo a volta dos médicos já a partir da próxima semana.
Cerca de R$ 80 mil foram investidos na compra de medicamentos em fevereiro. “A nossa farmácia está inteirinha, com mais de 360 itens de medicamentos. Hoje os pacientes consultam e saem com a sacolinha de medicamentos em mãos. Dificilmente falta algum”, garante a secretária.
“Também adquirimos recentemente muitas fitas de exames para diabetes, que não são baratas. Nessas fitas foram investidos quase R$ 20 mil. É um material entregue gratuitamente à população”, informa.
Vistorias nas unidades
Dina passou nos últimos dias por todas as unidades de saúde cumprindo um cronograma de vistorias. “Esta semana a gente visitou os postos do interior para verificar como estão as estruturas. Elas são excelentes, até maiores do que a estrutura que temos aqui na sede”, avalia a secretária. “A nossa equipe é boa e vamos redistribuí-la para podermos dar atendimento em todas as unidades de saúde, Dom Carlos, Linha Tozzo, Zumbi dos Palmares e Indumel”, aponta.
Corpo médico
O retorno dos atendimentos médicos nos postos de saúde do interior vai acontecer a partir da próxima semana. Com um novo médico contratado recentemente, três profissionais de 40 horas prestam serviço no município atualmente. “Temos condições tranquilas de fazer um roteiro no interior, sem deixar faltar atendimento no Centro da cidade”.
Parceria com Pastoral da Criança
Uma reunião nesta semana foi realizada com a Pastoral da Criança, que fará um trabalho de prevenção em conjunto com as agentes comunitárias de saúde. “O pessoal da Pastoral da Criança trabalha por amor à camisa, e a gente quer essa parceria para um bom trabalho com as gestantes, o acompanhamento do pré-natal e os primeiros meses de vida do bebê”, afirma a secretária. Segundo ela, as orientações ocorrerão durante as visitas das agentes nas residências.
Vídeos educativos
Outra novidade é a instalação de uma TV de 32 polegadas e um aparelho de DVD no Posto de Saúde do Centro. Os equipamentos vão reproduzir vídeos educativos para orientar os pacientes. “Todos serão passados durante o dia na recepção do posto”, explica a secretária. Prevenção às drogas, ao câncer e temas sobre saúde bucal e sexualidade estão entre os assuntos. “Enquanto o paciente está aguardando ser chamado para consultar, vai aprendendo alguma coisa”, finaliza Dina.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia