You are currently viewing Produtores de Passos Maia aprendem a fazer embutidos e derivados de carne suína

Produtores de Passos Maia aprendem a fazer embutidos e derivados de carne suína

Curso realizado nesta semana envolveu turma de 12 pessoas no interior do município

Linguicinha, bacon defumado, presunto de carne suína, queijo de porco, salame, hambúrguer, almôndega, copa e torresmo. Pratos para encher a mesa e despertar qualquer paladar.

A variedade de produtos surgiu durante o curso de embutidos e derivados de carne suína, com uma turma de 12 participantes em Passos Maia. O treinamento ocorreu durante dois dias, no Assentamento Zumbi dos Palmares.

Encerrado na tarde desta quarta-feira, dia 24, e totalmente gratuito, o curso foi ministrado pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Lorival Zanluk. As 16 horas de atividades tiveram a parceria da Secretaria de Agricultura de Passos Maia e do Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Serrada.

Além de todos os produtos transformados, os participantes levaram para casa os aventais, luvas, toucas e apostilas com todas as receitas trabalhadas. “O aproveitamento foi muito bom”, elogiou a diretora de Agricultura, Cleusa Gabiatti.

“As pessoas que vieram já manifestaram interesse em produzir para a subsistência e comercialização. Os cursos profissionalizantes são uma oportunidade que o agricultor tem para agregar valor, transformando a matéria-prima que produz na propriedade”, acrescentou.

Próximos cursos

Vários outros cursos já estão agendados para março em Passos Maia. No dia 7 haverá o curso de nota fiscal eletrônica, no Centro da cidade. Nos dias 10 e 11 ocorrerá outro de culinária, desta vez de embutidos e defumados de carne suína, no Assentamento Conquista do Horizonte. Já nos dias 14 e 15 será ministrado o curso doce de leite e iogurte, no Assentamento União do Oeste. Ainda para os dias 29 e 30 de março está marcado o curso de jardinagem, no Assentamento Zumbi dos Palmares, com uma prática de paisagismo em frente ao novo posto de saúde e à igreja da comunidade.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia