Profissionais são capacitados para o controle nutricional dos alimentos ao longo do ano
As aulas nas redes municipal e estadual de ensino foram retomadas nesta segunda-feira, dia 22, em Passos Maia. Na semana anterior, os profissionais da Secretaria de Educação passaram por várias atividades de planejamento e capacitação.
Um dos trabalhos envolveu as merendeiras das escolas, onde a nutricionista Jéssica Zanchetta, responsável pelo Programa da Alimentação Escolar no município, realizou um treinamento com o tema Alimentação Saudável.
Ela abordou o assunto através de uma palestra e uma dinâmica sobre a pirâmide alimentar, com as participantes montando a pirâmide de acordo com o cardápio escolar. “Uma refeição completa garante um melhor aprendizado e uma vida mais saudável às crianças”, destacou.
Controle de qualidade
“A merenda escolar do município de Passos Maia alimenta com qualidade todos os dias os alunos da rede de ensino. Os alimentos que chegam à mesa das escolas e centros municipais de educação infantil passam por um planejamento nutricional, garantindo a qualidade das refeições”, lembra a nutricionista.
Segundo ela, o cardápio conta com frutas, verduras, legumes, hortaliças, proteínas, alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras, incentivando também os bons hábitos alimentares.
Sem desperdícios
Jéssica afirma ainda que o município toma todas as medidas para evitar o desperdício de alimentos nas escolas. Para isso, cada unidade informa o número de alunos matriculados, e de acordo com ele é enviada a quantidade necessária.
Capacitação constante
As merendeiras passam por vários treinamentos ao longo do ano, recebendo dicas de higiene, como manusear os alimentos e outras informações importantes para a garantida da qualidade alimentar dos estudantes. “Uma vez por semana as instituições de ensino também recebem o auxílio de supervisores, os quais fiscalizam as cozinhas. Os funcionários responsáveis pela merenda escolar são ainda fiscalizados pelo Conselho de Alimentação Escolar, formado por um membro do Executivo e outros da sociedade civil”, relata a nutricionista.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia