Trabalho coletivo envolveu profissionais de todos os setores da administração municipal
A administração municipal de Passos Maia realizou na manhã deste sábado, dia 20, um mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A ação mobilizou profissionais de todos os setores, com a coleta de lixo e entrega de material informativo à população.
O engajamento dos moradores foi destacado pelo prefeito em exercício, Leomar Roberto Listoni, como fundamental para o mosquito continuar longe do município. “Independentemente do que acontece no resto do Brasil, nos municípios vizinhos, estados, precisamos fazer a nossa parte”, frisou.
“Parece até pequeno nós de Passos Maia, que representa um grão de areia no oceano, fazer alguma coisa. Mas é muito importante esse trabalho, e não como uma obrigação, mas um dever de cidadão. Em nome da administração municipal, agradecemos a cada um que disponibilizou o seu tempo, num final de semana, para estar aqui”, acrescentou Listoni.
Trabalho em equipe
Coordenadas pela Secretaria de Saúde, as atividades foram iniciadas por volta das 8 horas da manhã, com equipes distribuídas em vários pontos da cidade. Além da entrega de panfletos, houve o recolhimento de lixo. Caçambas circularam pelas ruas para a coleta dos materiais. Veículos e até estabelecimentos comerciais também foram adesivados.
“Passos Maia não tem nenhum caso hoje, mas poderá ter se nós não unirmos as mãos para trabalhar”, alertou a secretária de Saúde, Dina Gandolfi. “Esperamos contar com a colaboração de todos, porque é um compromisso de todos, não só do pessoal que trabalha na Secretaria de Saúde. E não só hoje, mas todos os dias. Preste atenção no que está jogando no quintal. Todo dia é dia de combate à dengue. Vamos fazer a nossa parte para não termos nunca nenhum caso aqui no município”, orientou.
Sem focos
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Passos Maia, a cidade não possui focos do mosquito e nem casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A coordenadora do órgão, Diandra Dechigiovanni, disse que sete armadilhas são monitoradas a cada semana e quatro pontos estratégicos verificados quinzenalmente.
“Esse mutirão é muito importante para que a gente não deixe o mosquito chegar ao nosso município. O trabalho em conjunto é muito melhor porque a gente consegue abranger uma área bem maior”, avaliou. “É importante que todos estejam engajados o ano inteiro, principalmente no verão. Não adianta o vizinho cuidar do lote e eu não cuidar do meu. É bom a gente trabalhar junto e tomar todo o cuidado”, completou a coordenadora.
Dicas e orientações
– Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água;
– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada;
– Não jogue lixo em terrenos baldios;
– Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo;
– Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;
– Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;
– Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva;
– Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água;
– Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana;
– Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados semanalmente com água e sabão. É importante trocar a água desses recipientes com frequência.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia