A Federação da Indústria de Santa Catarina (Fiesc) fez a entrega, na tarde desta sexta-feira (19), de quatro mil exemplares da cartilha “Pais pela escola”, à Secretaria de Educação de Xanxerê.
Os representantes da Federação também entregaram ao prefeito, Ademir Gasparini, um diagnóstico sobre dados educacionais do Estado. No levantamento, 45% dos trabalhadores da indústria não completaram o ensino básico completo (fundamental e médio).
“A indústria de Santa Catarina se propõe até 2024 sanar esta lacuna dentro do setor. Por isso que a cartilha atinge aos pais, através da escola, para que os alunos de hoje, sejam mais qualificados quando entrarem no mercado de trabalho”. Explicou o coordenador da Câmara Técnica pelo Movimento à indústria pela educação, Almeri Dedonatto.
A cartilha traz dicas para que os pais participem mais da vida escolar dos filhos. Sugere uma rotina diária entre pais e filhos, garantido que ele vá à escola no horário certo; que os pais façam perguntas para saberem se os filhos estão entendendo o assunto apresentado pelo professor; ensinar os filhos a ter respeito com professores e colegas.
“Esse material será entregue aos pais para que façam parte desta transformação. A família é fator fundamental para que o aluno venha mais preparado à escola”. Destacou o secretário municipal de Educação, Dionísio Khol.
Para o prefeito Ademir Gasparini o crescimento de uma nação só acontece quando se investe na educação.
“E esse investimento não depende somente do poder público, mas também é necessário o envolvimento da família. Vigiar o seu filho na escola, é garantia que ele tenha sucesso profissional e pessoal, com isso a nação cresce junto”.
Participaram também do encontro o diretor do Senai/Xanxerê, Vanderlei Duarte; diretor do Sesi regional, Claudemir Bonatto e gestores de todas os educandários do município.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê