Capacitação foi realizada nesta segunda-feira pela primeira vez em Passos Maia
Uma turma de sete alunos participou ao longo desta segunda-feira, dia 15, de um treinamento para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) pela internet. O curso foi realizado pela primeira vez em Passos Maia, através de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura do município, Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Serrada e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Ao longo de oito horas de atividades, o instrutor Vlademir de Barros ensinou os participantes a trabalharem com o sistema totalmente online, disponibilizado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), para a emissão das guias.
“A principal meta do treinamento é fazer com que o produtor consiga emitir a guia em casa, sem precisar se deslocar até a cidade, a fim de ganhar tempo. Tendo internet e uma impressora, ele consegue fazer tudo em casa. É um sistema online, disponibilizado pela Cidasc, não precisa nada instalado no computador, só acesso à internet”, explicou Vlademir.
A GTA é solicitada para a movimentação de todos os tipos de animais vivos, com exceção de cães e gatos, ovos férteis e outros materiais de multiplicação de animais de criação. Nela há informações sobre a origem e o destino do animal, além da finalidade do transporte. O documento eletrônico tem dados como espécie, origem, destino, quantidade por sexo e faixa etária da carga, além da finalidade do trânsito, identificação do emitente e do local de emissão, incluindo datas de emissão e validade.
“O sistema é bem fácil de operar. Tendo um conhecimento básico em informática, já se consegue realizar o processo sem problema”, assegurou o instrutor do Senar, reforçando os benefícios do trâmite pela internet. “Facilita muito porque o produtor não precisa se deslocar até a cidade. Às vezes mora longe e perde meio dia só para emitir a guia, que pode ser feita em cinco minutos”, completou Vlademir.
Everton Marini, morador de Passos Maia e com propriedade em Vargeão, participou do treinamento. Na avaliação do criador de gado de corte, o sistema vai agilizar os negócios. “A gente ganha tempo porque na propriedade mesmo você já faz a GTA. E a tendência mesmo é a internet, a rapidez da informação”, destacou.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia