You are currently viewing Mutirão contra dengue é realizado para entrega de material informativo

Mutirão contra dengue é realizado para entrega de material informativo

Moradores receberam panfletos em residências e no trânsito na manhã deste sábado em Ponte Serrada

A preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti levou a administração municipal de Ponte Serrada a promover um mutirão na manhã deste sábado, dia 6, em todo o município. Moradores das residências e motoristas foram abordados para a entrega de um material informativo. O trabalho se estendeu do Centro da cidade para todos os bairros, incluindo o distrito de Baía Alta e a Vila Pouso dos Tropeiros (CTG).

“Nós dividimos as equipes entre funcionários da Prefeitura, também com a participação dos Protetores Ambientais e Corpo de Bombeiros, para a visitação de casa em casa com o material explicativo, um material simples, de fácil entendimento, pedindo a colaboração de todos, não só pelo próprio morador, mas também pela cidade inteira, pelos vizinhos”, disse o prefeito Eduardo Coppini (Duda).

Apesar de ainda não ter foco registrado do mosquito em Ponte Serrada, ele ressaltou a importância da continuidade da prevenção para evitar o primeiro caso. “Que todos tenhamos uma cautela maior e também um esforço a mais na questão da prevenção, evitando focos onde pode ser proliferado o mosquito Aedes aegypti. Se ocorrer eventualmente algum caso, a situação fica mais difícil, muito complicada e com certeza gerando até pânico na população”, alertou.

Coleta de lixo

O trabalho deve ter andamento nos próximos dias, inclusive com uma coleta de lixo marcada para sábado, dia 13. Os moradores já podem começar a separar o material, incluindo pneus, vidros e outros objetos que possam acumular água, para depositá-los nas lixeiras durante a véspera. “A questão é prevenção, trabalhar com efeito preventivo justamente evitando que possam ocorrer casos no município de Ponte Serrada. Sem distinção, convocamos os cargos de confiança que aqui se fizeram presentes, envolvendo secretários, enfim, e com a participação da Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Protetores Ambientais e OnG Pelos e Apelos”, completou Duda.

Cuidado coletivo

O alerta da secretária de Saúde, Ana Paula Lorenzet, é que o cuidado seja coletivo. “É interessante que todo mundo limpe o seu quintal, elimine qualquer possível foco, porque o mosquito está aí e sua picada está gerando vários tipos de doenças. Antigamente se falava só em dengue, hoje há também zika, chikungunya e já tem outras doenças que estão surgindo a partir da picada do mosquito”.

Segundo ela, os moradores devem também fazer o papel de fiscais, orientando inclusive vizinhos sobre a necessidade de prevenção. “Fazer a minha parte é fácil. Agora o mosquito que nasce lá no terreno do vizinho pode vir e picar o meu filho dentro da minha casa. Então também fazer essa vigilância com a vizinhança. Pedir para que o seu vizinho limpe o terreno, tentar expor a importância da eliminação dos focos e tomar todos esses cuidados”.

Repelente

“A Organização Mundial da Saúde tem orientado que as pessoas usem o repelente para evitar que o mosquito pique, o que é bem importante”, orienta a secretária. Ana disse que o produto é o mesmo que repele outros insetos e pode ser adquirido em qualquer farmácia e supermercado. “Qualquer repelente comum serve, vai repelir o mosquito. Mas é para você evitar a picada e não o mosquito. Para evitar o mosquito é só fazendo a limpeza mesmo. É cem por cento? Não. Mas é uma prevenção”, completou.

Monitoramento

A Vigilância Sanitária mantém 24 armadilhas monitoradas semanalmente, além de 17 pontos estratégicos vistoriados a cada quinzena em Ponte Serrada. Ainda não há o registro de focos do mosquito.

Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

– Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;

– Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

– Mantenha lixeiras tampadas;

– Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

– Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;

– Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana;

– Mantenha ralos fechados e desentupidos;

– Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;

– Retire a água acumulada em lajes;

– Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;

– Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;

– Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue;

– Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde;

– Caso apresente sintomas de dengue, chikungunya ou zika vírus, procure uma unidade de saúde para atendimento.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada