You are currently viewing Xaxim promove curso de conservas salgadas

Xaxim promove curso de conservas salgadas

Dez mulheres participaram da capacitação que ocorreu no Distrito de Vila Diadema

Novos aprendizados que vão garantir conhecimentos para a vida toda. Com esse objetivo, 10 mulheres do Distrito de Vila Diadema participaram de um curso de conservas salgadas que ocorreu na segunda (1º) e terça-feira (2) no pavilhão da comunidade. A capacitação foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Governo de Xaxim, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação.

            O curso foi ministrado pela professora do Senar, Cleusa Vergani que ensinou técnicas para conservas de abobrinhas, cenouras, pepino, cebola, beterrabas, vagem, couve-flor, chuchu e cebola. Conforme a professora é fundamental que as mulheres aprendam a utilizar de maneira eficaz os alimentos para evitar os industrializados. “Ensinei para elas como podem produzir as próprias conservas, assim não é mais necessário comprar tantos produtos prontos que contêm agrotóxicos e muitas vezes não sabemos a procedência. Assim elas sabem que cultivaram os produtos e podem melhorar a saúde”, enfatizou Cleusa.

 O Secretário da Assistência Social e Habitação, Uilian Cavalheiro prestigiou o encerramento da capacitação que ocorreu na tarde desta terça-feira (2). Uilian agradeceu a participação das mulheres e a parceria com o Senar. “Não fizemos nada sem a vontade de vocês de querer aprender e do Senar em passar o conhecimento acerca da técnica com esses alimentos. Agora com esse conhecimento podem produzir para a família de vocês e se quiserem vender também e ter renda extra. Essa é uma das metas da Secretaria, oferecer capacitação e convívio entre a comunidade”, destacou Uilian.

 Rosa Lima Rodrigues foi uma das participantes do curso de conservas e aprovou a iniciativa. “Aprendi técnicas de decoração nas conservas e como utilizar todos os alimentos para que rendam mais nas conservas. Foi ótimo participar, é um aprendizado para a vida toda. Se tiver de novo vou fazer, com certeza”, assegurou Rosa.

Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim