Nova secretária chega para o lugar de Osvaldir Alves, que vai para Câmara de Vereadores
Natura de Passos Maia, Dina Gandolfi voltou à terra natal em outubro de 2013 para ajudar a cuidar da mãe. Com problemas de saúde, dona Luiza Gandolfi acabou falecendo em janeiro de 2014, mas a filha não deixou mais o local onde nasceu. “Vim para cuidar da minha mãe, mas comecei a rever os amigos, o lugar onde nasci, e isso me empolgou a ficar aqui”.
Nesta segunda-feira, dia 1º, Dina assumiu um novo desafio na carreira de 22 anos de vida pública. Após 12 anos na área da saúde no município paranaense de Farol e dois mandatos de prefeita da cidade, está no comando da secretária de Saúde de Passos Maia.
“Nos 22 anos que fiquei no Paraná foi muito aprendizado. Nunca tinha mexido com política, mas meu marido já era político e foi o primeiro prefeito de Farol. Comecei a ajudar ele e fiquei de 1993 a 2005 na área da saúde. De 2005 até o final de 2012 fui prefeita de Farol (PR), conseguindo a reeleição com 76% dos votos. Foi um dos maiores índices do Paraná na época”, recordou.
A experiência de duas décadas deixa a nova secretária à vontade para encarar o pedido feito ainda em 2015 pelo prefeito Ivandre Bocalon. “Fui procurada para assumir o cargo. As pessoas procuram a Secretaria de Saúde por necessidade. É uma área que amo muito, por isso aceitei o desafio”, disse Dina.
“Sei que hoje não é fácil, porque por mais que você faça, dá a impressão de que sempre está devendo. As pessoas estão mais exigentes. Mas estamos aí para encarar. Minha intenção é atender as pessoas. Nós, servidores, estamos aqui para servir, nesse caso, servir os pacientes, que não deixam de ser nossos clientes”, associou.
Apoio
Ao lado do ex-secretário Osvaldir Alves (Grebo), que vai ocupar uma vaga na Câmara de Vereadores de Passos Maia em 2016, ela agradeceu o apoio que está recebendo para se situar sobre as peculiaridades do setor no município. “Apesar da experiência, cada realidade é diferente. Mas o Grebo está sendo muito parceiro nesses primeiros dias”.
Três anos no cargo
Depois de um início desafiador, o ex-secretário garantiu que os três anos no cargo foram positivos. “Com a ajuda de toda a equipe de saúde, conseguimos fazer um bom serviço, sempre com o apoio dos profissionais. Eles foram fundamentais para o andamento dos trabalhos”, reconheceu.
“Agora pretendo continuar trabalhando em prol da comunidade, atendendo a todos os projetos do Executivo. Claro, sempre analisando e observando as prioridades”, finalizou Grebo, entregando a Dina as chaves da Secretaria de Saúde.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia