Na manhã desta quinta-feira (28), aconteceu no auditório da prefeitura de Xanxerê a reunião convocada pela sala de situação municipal no programa de combate à dengue com todas as entidades, órgãos públicos, sindicatos e associações de Xanxerê.
A coordenadora do programa Janete Rodrigues enfatizou a importância da prevenção para evitar uma epidemia da dengue, onde Xanxerê já conta com 4 pessoas suspeitas.
Um total de 20 mil imóveis serão visitados até o próximo dia 12 de fevereiro, sendo importante a mobilização e a ação de cada entidade para eliminar os criadouros.
A coordenadora do programa de combate à dengue colocou toda equipe à disposição das entidades para ampliar a orientação sobre os cuidados pois a dengue mata e prevenir é uma responsabilidade de todos.
Um assunto que foi abordado ainda é o resíduo (lixo) em grande volume onde o responsável direto é o proprietário do terreno.
Estes locais preocupam pois podem ser causadores da infestação num nível muito elevado, sendo a função de cada um, limpar o seu terreno, seu prédio ou sua casa.
Trouxe muita preocupação os dados do aumento do número de focos no município, sendo que é preciso a comunidade se conscientizar em receber as equipes de agentes de saúde para a verificação.
Ficou definido que no próximo dia 11 de fevereiro, mais uma reunião com as entidades acontece no mesmo local, visando avaliar a campanha de conscientização ou até mesmo definir uma data específica para fazer uma campanha com todas as entidades, associações, clubes de serviço, órgãos públicos e sindicatos, visando eliminar os criadouros do mosquito.
Ciro Bonh – Ascom Xanxerê