Integrantes da comissão de combate ao mosquito pedem a colaboração da população para não deixar lixo nos terrenos e ruas. O apelo é para que a sociedade verifique os pontos que possam conter criadouros.
Unir forças para vencer o Aedes Aegypti. Com esse propósito a equipe que intensifica o combate ao mosquito, realizou uma reunião na tarde desta terça-feira (26), na sala da situação, anexa ao Departamento de Vigilância Sanitária. O encontro foi coordenado pela Secretária de Saúde, Joseane Sampaio, que pediu a colaboração do Corpo de Bombeiros e de entidades locais para fortalecer a campanha.
A comissão contra o mosquito foi criada no dia sete de janeiro após uma solicitação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE-SC). Conforme a Diretora da Vigilância Epidemiológica de Xaxim e coordenadora da Comissão contra o mosquito, Vera Lúcia de Siqueira, entre os pontos debatidos na reunião esteve à necessidade de conscientização da população acerca do lixo depositado em frente às residências fora dos dias em que ocorre o recolhimento. “Pedimos mais uma vez para a população para que não joguem lixo em terrenos baldios, valetas ou que deixem acumulado muitos dias fora do prazo de recolhimento. Também vamos contar com a ajuda do Corpo de Bombeiros para verificar locais de difíceis acessos como cisternas altas e vamos pedir ajuda também para a Polícia Militar. Quando voltarem as aulas também haverá campanhas nas escolas,” afirmou Vera.
A comissão trabalha também para intensificar a campanha contra o mosquito em dois ciclos: de 11 de janeiro a 12 de fevereiro e de 12 de fevereiro a 12 de março. Nesse período todas as residências e imóveis devem ser visitados. Até o momento foram vistoriados 7.088 imóveis por meio do trabalho dos Agentes de Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde. O trabalho é desempenhado por 40 profissionais que percorrem residências e empresas, além de outras localidades que possam abrigar o mosquito. Os profissionais que realizam a vistoria também orientam os xaxinenses acerca das medidas necessárias para prevenir a entrada do mosquito.
Como eliminar os criadouros
– Mantenha as calhas para água da chuva desentupidas;
– Bloqueie o cano de sustentação da antena parabólica para que acumule água em seu interior;
– Mantenha a caixa d’água com a tampa completamente vedada. Retire a água acumulada na laje;
– Elimine qualquer objeto que possa acumular água, como as partes de garrafas de vidros utilizadas em cima dos muros;
– Lave, com escova, os potes de comida e de água dos animais uma vez por semana, no mínimo;
– Plantas como bromélias devem ser evitadas porque acumulam água;
– Trate a água de piscinas com cloro e limpe-as uma vez por semana. Utilizar uma capa como cobertura não impede os focos do mosquito;
– Troque, semanalmente, a água dos vasos com plantas aquáticas e lave a parte interna do vaso com escova;
– Coloque latas, tampas de garrafas, cascas de ovos e outras embalagens vazias em sacos plásticos bem fechados antes de descartá-los. Mantenha-os fora do alcance de animais até o recolhimento. Mantenha os ralos vedados e desentupidos;
– Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
– Lave semanalmente, com escova, a parte interna dos tanques utilizados para armazenar água;
– Guarde pneus velhos e outros objetos que possam acumular água em locais secos e abrigados da chuva.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim