Trabalho iniciado em janeiro deve seguir pelos próximos meses no interior do município
Patrulhas agrícolas com tratores, ensiladeiras e carretos da Secretaria de Agricultura de Passos Maia estão espalhados pelo interior do município para a colheita de milho para silagem. Tradicionalmente realizado no início do ano, o trabalho precisou ser inclusive antecipado em duas semanas devido à seca dos últimos dias.
O prefeito em exercício, Leomar Roberto Listoni, acompanhou nesta segunda-feira, dia 25, a colheita em algumas propriedades. A estimativa é que o trabalho iniciado no dia 12 de janeiro prossiga até o mês de abril. “Nós temos esse compromisso com a população devido até a própria proposta de aumentar a produção de leite, através do Programa Mais Leite”, disse.
Segundo o prefeito, atualmente são três frentes atuando de forma simultânea. “Estamos com várias frentes de trabalho, aumentando conforme a demanda, para conseguir atender a todos os produtores. Acreditamos que mais de mil hectares de milho foram plantados para a produção de silagem”.
O secretário de Agricultura do município, Renato Loregian, acompanha de perto a colheita. Além da retirada do milho, máquinas e funcionários da Prefeitura também atuam na abertura de silos para o armazenamento da silagem no solo, com buracos cobertos por lona. “O trabalho nesse momento está concentrado na produção de silagem”, reforçou o secretário.
Do plantio à colheita
O prefeito em exercício ainda lembrou que o apoio do município ocorre desde o início do plantio, começando pelo preparo do solo e a distribuição de sementes pelo sistema troca-troca, em parceria com o governo do estado. “Foram mais de mil sacas no ano passado. Agora é o fornecimento dos tratores, ensiladeiras e carretos, além de funcionários da Prefeitura”, completou Listoni.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia