As vagas de estacionamento específicas para idosos são garantidas por Lei e devem estar presentes em todo o território nacional. Entretanto, os beneficiados devem portar credencial que justifique a utilização da vaga. Para isso, o Governo Municipal, através do Departamento de Trânsito, realiza a emissão das credenciais gratuitamente.
Conforme o Diretor do Departamento de Trânsito, Daniel Toniazzo, a pessoa que necessitar da credencial deve comparecer no Departamento e requerer o documento. “É preciso apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado dos últimos 90 dias. Além disso, idosos não habilitados também podem ter a credencial. Porém, se estiverem de carona, precisarão estar de posse do documento quando o condutor for estacionar na vaga específica para idosos. Pelo Estatuto do Idoso, esse público tem direito a 5% das vagas de estacionamento”.
Para Jaime Marostica, de 69 anos, é importante que todos os idosos tenham conhecimento da credencial e assim possam garantir os seus direitos. “Quando eu soube que poderia fazer o documento, não pensei duas vezes. A cidade está crescendo cada vez mais e fica muito difícil encontrar um local para estacionar. As vagas especiais facilitam muito,” comenta.
A credencial deve ser utilizada somente para estacionamento público, válida em todo o território nacional. O documento não elimina a tarifa do estacionamento rotativo, estabelecido conforme a lei dos municípios onde houver. A credencial também não serve para questões rodoviárias como passagens de ônibus. Para os idosos as vagas estão localizadas na Rodoviária; na Avenida Luiz Lunardi, em frente ao cemitério; na Rua Nereu Ramos, próximo ao Hospital Frei Bruno; na Avenida Luiz Lunardi, em frente à Casa Mortuária; na Avenida Giácomo Lunardi, na outra casa mortuária; Rua 10 de novembro, em frente ao Banco Bradesco; Rua André Lunardi, em frente à Secretaria de Assistência Social; e em frente à Cresol.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim