Com o objetivo de conscientizar a população, a secretaria municipal de Saúde de Ouro Verde promoveu, na manhã desta quinta-feira (17), a Parada Contra o Mosquito da Dengue. A campanha foi realizada, na avenida Pedro Biotto Sobrinho, pelas Agentes Comunitárias de Saúde.
A equipe fez panfletagem e repassou diversas informações sobre os principais cuidados para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zica vírus. “Cada um precisa fazer a sua parte, seja em casa ou na rua, para ajudar a eliminar possíveis focos do mosquito, que com o verão e o calor, ele se prolifera mais”, afirma a responsável pela Vigilância Sanitária e Controle da Dengue, Dirlei Pasini Guiotto.
De acordo com Dirlei, não há registros de focos do mosquito no município, por isso, ela reforça o envolvimento de todos na prevenção, evitando acumular água em qualquer recipiente e outros cuidados. “São 10 anos que estamos com essa campanha e nunca foi encontrado larvas do mosquito da dengue em Ouro Verde. Com a ajuda de cada morador, tomando os devidos cuidados, esperamos que isso nunca aconteça”, enfatiza.
Dicas de prevenção contra a dengue e chikungunya:
1- Evite água parada: acumulo de água em pneus, garrafas ou qualquer tipo de reservatório pode acarretar em um criadouro do mosquito.
2- Jogue lixo no lixo: pode haver acumulo de água dentro do lixo e, com isso, a possibilidade de reprodução do mosquito. Para isso, é importante que as pessoas vedem os sacos de lixo e não os deixem expostos.
3- Cuidado com a caixa d´água: é importante que as pessoas tomem o devido cuidado para que a caixa d´água esteja devidamente tampada para que não haja possibilidade de reprodução do Aedes Aegypti.
4- Reciclagem de pneus: é importante que estes estejam em um local que não exista a possibilidade de acúmulo de água.
5- Vasinho de planta: elimine o pratinho do vaso de planta ou utilize um prato que se encaixe perfeitamente no vaso para que não haja acumulo de água.
LinkPRES Comunicação – Ascom Ouro Verde