Em março deste ano, um grupo de 24 mulheres, com nível de sobrepeso e obesidade, resolveu sair da rotina de sedentarismo e partiu em busca de uma vida mais saudável em Ouro Verde. Com muita determinação, disciplina alimentar e rotinas de exercícios físicos, juntas elas conseguiram eliminar 78 quilos, uma média de 3,25 kg por pessoa, em 10 meses.
O resultado foi apresentado durante o encerramento das atividades do grupo que ganhou o nome de “Vida Saudável”. A programação foi realizada pela secretaria municipal de Saúde e contou com a revelação da amiga secreta, coffee break e entrega da premiação às três integrantes que mais conseguiram eliminar peso de março até dezembro.
A integrante Melânia Salete Bolzan, 54 anos, foi quem mais perdeu peso, conseguindo eliminar 8 quilos e 900 gramas. Em segundo lugar ficou Rosimeri Santos com menos 8,8 kg na balança. Na terceira colocação ficou Marizane de Mello que perdeu 8,4 kg nos 10 meses de atividades.
A participante Melânia Bolzan conta que antes de entrar para o grupo era uma pessoa desanimada sem autoestima e não gostava de sair de casa, passando o dia todo comendo. “Com o incentivo de minha filha mais velha comecei a fazer algumas caminhadas, passado um tempo recebi o convite de algumas amigas para participar do Grupo Vida Saudável. Eu achava que iria ser muito difícil pra mim tudo isso, mas com o incentivo da Educadora Física Juliane, a nutricionista Emanoela e a psicóloga Sabrina e de todo o grupo, superei minhas expectativas e alcancei meu objetivo que era emagrecer, me tornei uma pessoa melhor e agradeço a todas por isso”, relata .
SOBRE O PROJETO
O Projeto Vida Saudável foi desenvolvido por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), através das profissionais Emanoela Benedetti Catapan (Nutricionista), Juliane Goulart (Educadora Física) e Sabrina Bongiovanni (Psicóloga). Entre as atividades realizadas duas vezes por semana estão orientações nutricionais, palestras, circuitos com caminhadas, exercícios localizados e aulas de dança.
A equipe do NASF agradece a participação e a dedicação de todas as integrantes do grupo, cujas atividades serão retomadas em janeiro de 2016. “Foi um ano muito produtivo, com resultados significativos na vida de cada uma das participantes. Nossos encontros eram divertidos e suados, mas sempre com muita disciplina e conhecimento adquirido”, relata a educadora Fisica Juliane Goulart.
As mulheres que estiverem acima do peso, com IMC maior que 24,9kg/m², ou que tiverem interesse em participar do grupo para obter uma vida mais saudável devem entrar em contato com a equipe do NASF a partir da segunda quinzena de janeiro.
LinkPress Comunicação – Ascom Ouro Verde