You are currently viewing Primeira trilha ecologia acontece oficialmente no Parque das Araucárias

Primeira trilha ecologia acontece oficialmente no Parque das Araucárias

Com passeio ciclístico também realizado, atividades fizeram parte das comemorações do 24º aniversário de Passos Maia

Cada trecho dos dez quilômetros de pedalada até a sede do Parque Nacional das Araucárias foi apresentando a beleza da área de 12.841 hectares de mata preservada. No dia em que Passos Maia comemorou o 24º aniversário, a primeira trilha ecológica aconteceu de forma oficial dentro do parque, criado há dez anos.

Na manhã de sábado, dia 12, primeiro saíram das praças centrais de Passos Maia e Ponte Serrada até a sede do parque cerca de 60 ciclistas da região. Na chegada à comunidade Rio do Poço houve o passeio a pé pela primeira trilha aberta para a visitação pública. O trajeto, de aproximadamente 700 metros, foi admirado por cerca de cem pessoas.

“A infraestrutura ainda está sendo construída. Isso que estamos vendo aqui é um pinguinho no oceano do que o parque é, são 12.841 hectares”, disse o prefeito Ivandre Bocalon (Evandro). “Muitas pessoas viam o parque como uma ameaça, hoje se percebe que ele é uma oportunidade. Mas a gente sabe que desenvolver uma atividade no turismo não é tão fácil, e não é um trabalho para pouco tempo. Mas hoje tenho certeza que começa a nascer efetivamente a oportunidade para as pessoas conhecerem o parque”, considerou.

Investimentos em infraestrutura foram os principais pontos levantados por Evandro para alavancar o turismo na região, especialmente na questão gastronômica e hoteleira “Eu vejo, num futuro próximo, tanto Passos Maia quanto Ponte Serrada colhendo frutos desse parque, que tem a sua importância como unidade de conservação, mas também tem essa oportunidade para nós aproveitarmos o ecoturismo. Por isso fizemos questão de incluir esse evento nas festividades do município”, completou o prefeito.

Marco na história

Chefe do parque, Juliano Rodrigues Oliveira disse que as parcerias foram fundamentais para a abertura da unidade à visitação pública. “É um marco na história de dez anos do parque, uma demanda que tínhamos das comunidades e pessoas do entorno. Fomos desafiados já há uns dois anos a preparar a visitação, trabalhamos junto com todo o conselho consultivo, em parceria com as Prefeituras de Passos Maia e Ponte Serrada, e viabilizamos hoje a primeira trilha de visitação”, comemorou.

Segundo ele, em 2016 serão abertas mais algumas trilhas em outros pontos. Um cronograma com dias para as visitas ainda deverá ser elaborado. “No começo nós dependemos muito de parcerias para receber os grupos de visitantes. Precisamos primeiro estabelecer um cronograma, que vamos divulgar amplamente. Mas também recebemos grupos que queiram agendar visitação, como uma escola, comunidade, empresa. Basta entrar em contato conosco e vamos preparar a visita”, explicou Juliano.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia