Ouro Verde aparece na 47º posição dos municípios mais transparentes do Brasil, segundo ranking do MPF

Ouro Verde configura a lista dos 100 municípios mais transparentes do Brasil, segundo o Ranking Nacional da Transparência do Ministério Público Federal (PMF). Entre os 5.568 municípios brasileiros analisados, Ouro Verde aparece na 47º posição, com 9,0 pontos, junto com outras 16 cidades.

Já no Ranking Estadual, com 295 municípios, Ouro Verde está entre os 20 municípios mais transparentes de Santa Catarina, dividindo a 17º colocação com mais três municípios. A nota foi divulgada pelo MPF, na última quarta-feira (9), Dia Internacional Contra a Corrupção, em Palmas (TO).

Economicamente agrícola, o município de Ouro Verde está localizado na região Oeste do estado, a 537 quilômetros da capital Florianópolis, com uma população de 2.272 habitantes. De acordo com a prefeita de Ouro Verde, Rosane Minetto Selig, o resultado do Ranking mostra a seriedade e a responsabilidade com que administração trata da gestão dos recursos públicos.

“Esse diagnóstico demostra que estamos no caminho certo buscando ao máximo possível atingir as exigências previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Acesso à Informação. Se hoje estamos quase no topo deste ranking no estado devemos ao trabalho comprometido de toda a nossa equipe. A intenção é aprimorar cada vez mais para atingirmos a nota máxima”, enfatizou a prefeita.

O estudo que ranqueou municípios e estados foi realizado entre os dias 8 de setembro e 9 de outubro deste ano, e possui metodologia diferente da realizada pela Controladoria Geral da União, no Escala Brasil Transparente, que teve resultado divulgado no mês passado.

O MPF avaliou os portais da transparência dos 5.568 municípios brasileiros, além dos portais dos governos estaduais e do Distrito Federal. A finalidade é fortalecer as práticas preventivas contra a corrupção, privilegiando a participação social no controle das receitas e despesas das administrações públicas, por meio da divulgação dos dados nos portais da transparência.

CRITÉRIOS

O exame levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). O objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.

Os resultados por município, estado e visão nacional, está disponível aos interessados no seguinte link http://www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br/.

 LinkPRESS Comunicação – Ascom Ouro Verde