You are currently viewing Prefeito participa de audiência sobre a Diplomata

Prefeito participa de audiência sobre a Diplomata

O prefeito de Lajeado Grande, Valmir Locatelli, participou na tarde desta segunda-feira (14) de uma audiência na 1ª Vara Civil da Comarca de Cascavel, no Paraná.

Com a compra da empresa Diplomata pela Cooperativa Central Aurora, a unidade de fabricação de rações localizada na SC 156, em Lajeado Grande, e que fez parte das negociações entre as empresas, deveria ter entrado em funcionamento no início do segundo semestre de 2015.

Entretanto, um impasse jurídico gerado por dois processos distintos correndo simultaneamente em duas comarcas diferentes, causou um entrave para a empresa compradora e consequentemente para o município. Enquanto em Xaxim tramitava o processo de compra de parte da Diplomata pela Aurora, que já havia sido praticamente finalizado, com o pagamento dos valores negociados juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carne de Xaxim-Sintrac e com a Justiça do Trabalho, em Cascavel tramitava um processo de falência, sem que houvesse uma ligação entre as duas comarcas. No segundo processo, foi incluído um passivo trabalhista já finalizado com o Sindicato, em Xaxim.

Para agilizar a solução, o prefeito Valmir Locatelli conversou com representantes da Aurora para se familiarizar com os pormenores dos processos, com o presidente do Sintrac, Pedro Kalinoski, para se certificar que a situação em Xaxim estava legalizada e com a empresa que atualmente administra a Massa Falida do Grupo Diplomata.

De posse de todas as informações necessárias e de um levantamento fotográfico dos equipamentos realizado pode determinação do prefeito Locatelli, foi agendada a audiência com o Juiz Dr. Pedro Ivo Lins Moreira, da Comarca de Cascavel, e com o representante do Ministério Público, o promotor Dr. Marcelo Bruno Marques, além dos representantes do Sintrac e o antigo proprietário da Diplomata, o deputado Alfredo Kaefer.

Como resultado da audiência, o juiz estabeleceu que serão realizadas diligências para levantamento e confrontação de informações dos dois processos, para identificar os valores que foram ofertados e pagos e as ações trabalhistas individuais que estejam em duplicidade. O prazo determinado pelo magistrado é de sessenta dias.

De acordo com o prefeito Valmir Locatelli, foi providencial a mediação da Administração Municipal, pois o processo poderia se arrastar por um período ainda maior. “Atuamos mediando da situação, com as diversas conversas com os envolvidos e o levantamento fotográfico do inventário no local, pois a negociação estava parada por pequenos detalhes. A Aurora já investiu em equipamentos e assim que estiver funcionando deve gerar 70 empregos diretos no município. Nossa preocupação era mostrar que o impasse poderia gerar um impacto social negativo para Lajeado Grande. Na audiência o juiz se sensibilizou, entendeu a situação atual e solicitou os documentos para resolver a questão aqui no município. Agora é só uma questão de tempo, mas mesmo assim vamos continuar acompanhando o processo”.

VSD Marketing & Comunicação – Ascom Lajeado Grande