Autoridades, representantes de entidades e a população em geral participaram do encontro
A chegada do verão e das temperaturas mais elevadas favorece a reprodução do mosquito Aedes Aegypti – transmissor de três vírus perigosos. Preocupado com essa situação, o Governo de Xaxim, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma Audiência para orientar lideranças, autoridades e a sociedade em geral. O ato ocorreu no Auditório da Câmara de Vereadores, na tarde desta segunda-feira (14). Na ocasião, foram abordados assuntos como: ações desenvolvidas pelo município; números de focos do mosquito; real parecer sobre a situação de Xaxim e proposta de combate ao Aedes aegypti.
Participaram da Audiência o Prefeito em exercício, Dr. Luis Felipe Diniz Fagundes; a Primeira Dama, Diná Orso; a Secretária de Saúde, Joseane Sampaio; o Diretor da Vigilância Sanitária, Mauro Pertuzzatti; a Bióloga Supervisora Regional do Programa da Dengue, Elizandra Schoenardie; o Vereador, Darci Lopes da Silva; além de funcionários da Secretaria de Saúde e representantes do Rotary Clube, Lions Clube, Corpo de Bombeiros Militar.
Conforme explica Dr. Diniz, o combate ao Aedes Aegypti é responsabilidade de todos. “Aqui em Xaxim nós ainda não registramos nenhum caso de dengue. Mas muitos focos do mosquito já foram encontrados em vários pontos da cidade. Por isso precisamos da colaboração de todos para que reservem dez minutos do seu tempo e tomem medidas preventivas para que juntos possamos combater o Aedes Aegypti”, comenta. Em caso de suspeita de dengue, zika ou chikungunya, deve-se procurar imediatamente a ESF (Estratégia de Saúde da Família) mais próxima.
Fique alerta!
Além da dengue, o Aedes Aegypti transmite os vírus da febre de chikungunya e da zika. Dentre os sintomas da dengue estão febre alta, dor atrás dos olhos e dor muscular intensa. Além de febre alta, a chikungunya causa dor intensa nas articulações que pode causar limitação dos movimentos. Já os sintomas da zika são: febre baixa, manchas avermelhadas pelo corpo com coceira (exantema) e inchaço nas articulações. Quem apresentar esses sinais e sintomas deve tomar muita água, não se automedicar e procurar imediatamente uma Unidade de Saúde.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim