Cerimônia realizada nesta quinta fez parte da programação de aniversário do município
Depois de aproximadamente três meses de atividades, os 54 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que frequentam turmas do quinto ano, passaram pela cerimônia de formatura em Passos Maia. A solenidade ocorreu na noite desta quinta-feira, dia 3, fazendo parte das comemorações do 24º aniversário do município.
“O Proerd é importantíssimo para todos nós”, julgou o prefeito Ivandre Bocalon (Evandro), destacando os números já alcançados pelo programa. “Aproximadamente 400 crianças já passaram pelo Proerd em nosso município. Isso significa praticamente 10% da nossa população. Se multiplicarmos por dois, incluindo o pai e a mãe, são 1.200 pessoas. E se tiver mais um ou dois irmãos na família, podemos chegar a quase 50% da nossa população”, ressaltou Evandro.
Ele reconheceu o valor do programa para a formação de “verdadeiros cidadãos” e enalteceu o trabalho da Polícia Militar. “A gente não sabe quantificar qual é o impacto na diminuição da violência e criminalidade em razão do Proerd, mas sem dúvida, com uma população tão grande atendida, tenho certeza que sem o Proerd a nossa sociedade seria bem mais violenta, os nossos jovens estariam muito mais expostos aos riscos da vida cotidiana. O Proerd é um programa que forma cidadãos”, reforçou o prefeito.
Com a saída do sargento Jean Nascimento, o subtenente Cristiano Hunger, comandante da PM de Vargeão, agora acumula a função de instrutor do programa. A turma de Passos Maia inclusive foi a primeira formada por ele. “É minha primeira formatura do Proerd. É um dia muito especial para os alunos e também para mim”, manifestou.
Drogas, álcool, bullying e como sair de situações de risco foram assuntos trabalhados pelo policial durante os encontros. Ao final, cada estudante fez uma redação, onde as melhores de cada turma formam classificadas e premiadas com a entrega de um leãozinho, mascote do Proerd. O sorteio de uma bicicleta doada pela Valcredi Sul ainda foi realizado no final da formatura.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia