Processo iniciou às 7h desta sexta-feira (4)
A Gestão Democrática é realidade em Xaxim. Na manhã desta sexta-feira (4), às 7h iniciou a votação para eleger os diretores nas escolas e Centros de Educação Infantis Municipais (Ceims). A ação, inédita na cidade, faz parte do Plano Municipal de Educação deste ano e estipula que os diretores sejam escolhidos através de votação direta de pais, alunos com mais de 12 anos e servidores das instituições de ensino.
Uma das escolas que realizou o processo eleitoral, foi a Escola Básica Municipal Cecília Meireles, com três candidatos para a direção: Claudir Carini, Marelice Sonaglio e Rosemar Gasperini. O gestor eleito assumirá a Escola durante quatro anos. Conforme o comitê eleitoral da escola, até às 16h de sexta-feira, 230 pessoas tinham votado. A escola conta com quase 600 alunos. “A eleição é fundamental para que a comunidade participe, para que tenhamos democracia. Já que ocorrem eleições para vereadores, prefeitos, governadores, presidentes e outros cargos, é fundamental que ocorram para diretores também,” comentam os integrantes do comitê eleitoral.
De acordo com o Secretário da Educação, Gildomar Michelon, com as eleições não haverá mais cargos por indicação política. “Nós temos que pensar na educação como um todo, sem ter tanto envolvimento político partidário. Por isso, lutamos para estabelecer a gestão democrática. Vamos eleger gestores preparados e com respaldo dentro das unidades escolares onde atuam. Como vamos envolver os alunos, eles vão crescer com uma visão diferente e vão estar mais conscientes em relação às eleições,” ressalta. A votação segue até às 19h desta sexta-feira (4) nas respectivas unidades escolares e Ceims. Ao todo, são 19 instituições entre escolas e Ceims que realizam a eleição.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim